Olá! Preparado para um conjunto essencial de desafios que marcarão o início da sua jornada de prática contábil? Nesta unidade, você encontrará três exercícios práticos que ajudarão você a dominar os lançamentos e o fechamento do Balanço Patrimonial. Cada prática foi cuidadosamente estruturada para reforçar sua compreensão dos conceitos contábeis iniciais, e ao final, há uma atividade especial de auditoria para colocar em teste tudo o que você aprendeu até agora!
Prática 1: Lançamentos Contábeis – Parte I
Objetivo: Nesta primeira prática, você fará um exercício de lançamentos contábeis de forma independente.
Como Funciona? Realize o exercício em seu caderno utilizando razonetes, sem conferir o resultado ainda. Depois de concluir assista ao vídeo de resolução para verificar e corrigir seus lançamentos.
Dica: Essa é uma ótima oportunidade para exercitar seu raciocínio contábil. Se algo não fizer sentido na correção, marque sua dúvida para discutirmos depois!
Duração do Vídeo de Resolução: 16 minutos.
Prática 2: Balanço Patrimonial – Agora é com Você!
Objetivo: Aqui, você colocará em prática o que aprendeu, elaborando o Balanço Patrimonial de forma independente.
Como Funciona: Disponibilizei apenas o resultado final do Balanço Patrimonial. Sua tarefa é preencher o balanço e entender como cada lançamento se encaixa. Use o plano de contas como guia, pesquisando contas específicas nos grupos de ativo e passivo. Esse exercício irá desenvolver seu olhar analítico e crítico para validações contábeis.
Prática 3: Emissão do Balanço Patrimonial com Documentos Simulados
Objetivo: Este exercício simula um cenário realista de análise documental, onde você deverá emitir um Balanço Patrimonial com base em documentos fornecidos.
Como Funciona: Examine atentamente cada documento, registre os lançamentos nos razonetes e, ao final, emita o Balanço Patrimonial. Assim que concluir, envie o balanço para o seguinte endereço de e-mail: [email protected] ou envie uma foto para nosso whatsapp.
Se estiver tudo certo você receberá sua senha de acesso a segunda parte deste módulo!
Dica: Utilize esta prática para fortalecer sua confiança na análise de documentos contábeis. Se houver dúvidas sobre o registro de algum documento, avise para discutirmos!
Atividade Especial: Desafio de Auditoria Contábil
Agora é sua chance de atuar como auditor ou auditora independente!
Baseado nos conhecimentos que você adquiriu sobre lançamentos e balanços, você irá validar as operações financeiras de dois períodos (dezembro/22 e janeiro/23) para garantir que todos os registros contábeis estejam corretos.
Objetivo: Conferir os saldos das contas, revisar o balancete de verificação e validar o Balanço Patrimonial para cada período.
Como Funciona: Revise o arquivo “Prática Contábil n. 03 – Auditoria” e identifique possíveis erros ou irregularidades. Marque as correções necessárias e, ao final, assine os dois balanços para dar o seu aval como auditor(a)!
Dica: Preste atenção nos detalhes e certifique-se de que os saldos estão corretos. Se algo estiver incorreto avisa!
Você sabia?
Um auditor independente é um profissional ou empresa contratada para revisar e avaliar de maneira imparcial as demonstrações financeiras de uma organização, garantindo que elas estejam em conformidade com as normas e regulamentações contábeis. A independência do auditor é fundamental para que sua opinião seja confiável e imparcial, aumentando a transparência e a credibilidade das informações financeiras. Na aula anterior você teve contato com o relatório da empresa de auditoria Ernst & Yount, responsável pelas demonstrações da Magalu.
De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), “a auditoria independente é uma atividade que busca a emissão de uma opinião sobre a adequação das demonstrações contábeis, proporcionando segurança aos usuários dessas informações, como investidores, credores e acionistas.” (Fonte: Conselho Federal de Contabilidade – CFC)